O Brincar Como Instrumento Terapêutico na Visão da Equipe de Saúde
Por Clélia Albino Simpson (Autor), Dulcian Medeiros de Azevedo (Autor), Josefa Josete da Silva Santos (Autor), Maria Alice Rocha Justino (Autor), Francisco Arnoldo Nunes de Miranda (Autor).
Resumo
O ato de brincar apresenta-se como um importante recurso para a criança compreender o mundo que a cerca e o que acontece com ela, possibilitando a elaboração de conflitos, frustrações e traumas. Objetivamos investigar o nível de aceitação e eficácia das atividades voluntárias desenvolvidas no HUAC, na visão dos profissionais de saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de campo realizada num hospital público de Campina Grande - PB, em maio de 2004. Foi enviado à equipe de saúde um questionário com perguntas objetivas e subjetivas a respeito as atividades voluntárias desenvolvidas no serviço de pediatria. Dentre os 11 sujeitos da pesquisa, sete afirmaram que o trabalho consegue diminuir o período de internação das crianças e que a aceitação dos procedimentos clínicos é favorecida, interferindo de maneira positiva. Todos os entrevistados recomendariam este tipo de trabalho para outras instituições que prestam assistência à crianças. Na visão da maioria, o benefício das atividades voluntárias supera o risco de infecção cruzada. Verificamos aceitação dos profissionais de saúde diante das atividades voluntárias dirigidas às crianças internadas. Ao mesmo tempo, as recreações e brincadeiras dos palhaços diminuíram o estresse causado pela hospitalização e favoreceram a aceitação dos procedimentos clínicos realizados.