O brincar de ontem e de hoje
Parte de Jogos, Recreação e Lazer . páginas 57 - 66
Resumo
Sabemos que os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida do homem. Caçar, relacionar-se com a natureza, dominar a fala, inventar a roda, fazer o fogo, são atos que surgiram de jogos e brincadeiras que fazem parte da relação humana. Alguns teóricos comparam a vida a um grande game, um jogo que nos exige muitas coisas, mas temos apenas uma vida, diferente dos videogames que dão muitas vidas e chances aos jogadores (mas até neles o tempo acaba). O jogo é um fator importante para conhecermos os povos e seus costumes. Na Educação, os jogos ultrapassam a linha do seu tempo e permeiam muitas gerações. Apesar de toda modernidade, os jogos e brincadeiras do passado ainda são importantes para o universo infantil. As crianças ainda brincam de pegar, de cinco-marias, de amarelinha, de ovo podre, de esconder, e outras brincadeiras que já divertiam nossos avós. Mas é importante trabalharmos com os alunos brincadeiras desconectadas de nosso tempo? Na verdade, encaramos essas brincadeiras como folclore. Elas são necessárias para entendermos nossos pais e avós, para aproximar gerações. Quem não jogou cartas ou bola com seus pais, não brincou com bonecas e tantas coisas que divertem e possuem riqueza cultural? Alguns autores acreditam que as brincadeiras do passado desenvolviam mais a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio, a solidariedade e os conceitos de cooperação. Isso porque, no passado, como não existiam tantos brinquedos, as brincadeiras com objetos não reais exigiam mais imaginação.