Resumo

É sabido por todos a importância do brincar para o desenvolvimento
integral das crianças. A partir dessa premissa, pudemos observar a existência
de uma grande dependência dos nossos alunos em relação ao brincar na
aula de Educação Física. Constatada essa questão, e após muitas conversas
com nossos pares, decidimos tentar uma alteração gradual em certas
dinâmicas educativas empregadas no 1º ciclo do Ensino Fundamental,
objetivando propiciar às crianças a construção gradual de uma postura
autônoma na qual ela fosse capaz de gerar e gerir o seu próprio brincar.
Para tal situação, reservamos 1 aula por mês (no 1º ciclo cada turma tem 2
a u l a s s emana i s ) ent i t u l ada Cant inhos da s br inc ade i ras. Ne s s a a u l a
oferecíamos uma variedade enorme de materiais pedagógicos para que as
crianças pudessem expressar toda sua criatividade, iniciativa, organização
e preferências. O papel do professor nesse momento era questionar as
crianças com o intuito de levá-las a reflexão sobre suas ações no brincar e
observá-las atentamente, a fim de checar a coerência entre suas respostas
verbais e suas ações reais, podendo assim re-alimentar seus questionamentos.
Ao levarmos em conta que esse trabalho teve início em abril de 2005, após
2 meses do início das aulas (fevereiro e março), podemos constatar que
esse ciclo apresentava excessiva dependência para brincar. Transcorridos 5
meses podemos afirmar que o comportamento de determinadas crianças
alterou-se bastante em relação à independência para brincar. Isso pode nos
dar um indicativo de que nossa proposta, apesar de tímida (1 vez por mês),
se bem orientada, pode contribuir para a modificação de atitudes diante do
brincar na aula. Assim, existe a possibilidade de auxiliarmos na construção
de uma autonomia cidadã, pois acreditamos que possa haver transferência
de atitudes da aula de Educação Física para outros campos da vida cotidiana
das crianças.

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