O Brincar na Educação Física Infantil: Uma Revisão Sistemática
Por George Tawlinson Soares Gadêlha (Autor), Karluza Araújo Moreira Dantas (Autor), Wanessa Cristina Maranhão de Freitas Rodrigues (Autor), Erika Janaina Santiago Moreira Freire (Autor), Leilane Shamara Guedes Pereira (Autor), Aguinaldo Cesar Surdi (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Brincar é um assunto que ganha cada vez mais espaço nas pesquisas dentro das universidades e centros de pesquisa, pela sua importância no desenvolvimento das crianças. Os estudos dos processos de desenvolvimento infantil que tem como um dos seus principais representantes Vygotsky (2007), descreve o brincar como uma atividade humana na qual há uma estreita relação entre a imaginação e a realidade, esta relação atua na construção de novas possibilidades, expressões e ações das crianças que acarreta novas formas de relações com outros sujeitos. O brincar é uma grande fonte de desenvolvimento e aprendizagem. No ato de brincar a criança pensa, reflete e organiza-se. A construção para a criança perpassa pelo brincar e na medida em que a criança brinca, transforma e cria novos possibilidades e significados na relação com a mundo. Portanto, o objetivo desta pesquisa é desenvolver uma revisão sistemática acerca dos artigos publicados em revistas nacionais da área da Educação Física Escolar, que tenham como foco o brincar.