O Brincar da Rua e da Escola: Um Estudo a Partir das Contribuições de Michel de Certeau
Por S. O. Melo (Autor), E. L. Faria (Autor), M. C. Rosa (Autor).
Resumo
Essa pesquisa, financiada pelo CNPq na linha de pesquisa intitulada Educação, Lazer e Cultura, teve início em agosto 2001. Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo problematizar as práticas lúdicas da infância. O caminho escolhido é o estudo das práticas de espaço, a partir de uma possível leitura do brincar da rua e da escola, em uma tentativa de perceber as operações dos usuários/ crianças na vida cotidiana. A pesquisa surge a partir de interesses comuns de pessoas que fazem, em seus estudos, menção a lugares que se inter- elacionam: a escola e a rua. Tal escolha é motivada pelo desejo de ampliar conhecimentos sobre esses espaços, considerando que eles são privilegiados para a observação das práticas lúdicas da infância e cenários propícios para a observação de embates, conformações e tensões na produção do brincar. Buscando compreender as manifestações do brincar como prática cultural da infância, a qual adquire forma nos mais variados tempos e espaços sociais, essa pesquisa tem por objetivo pensar a prática do brincar como possibilidade de construção de resistência às determinações culturais, às quais, também, a infância está exposta. Aqui importa-nos discutir o brincar como forma de tensão a um sistema que, cada vez mais, tende a inibi-lo, entendendo a criança como sujeito que não só se conforma e se adapta aos apelos de regulação impressos nas estruturas culturais, mas que também resiste a tais imposições, apropriando-se de tempos e espaços na produção da cultura do brincar. A nossa intenção com essa pesquisa é contribuir para o debate sobre a cultura do brincar da escola e da rua, apontando, como importante elemento para o desvelamento dessa realidade, as contribuições de MICHEL DE CERTEAU.