O Cenário da Pós-graduação em Educação Física: Contextos e Possibilidades na Região Sul do Brasil
Por Helder Madruga de Quadros (Autor), Mariângela Rosa Afonso (Autor), José Antonio Bicca Ribeiro (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 18, n 5, 2013. Da página 576 a 784
Resumo
As mudanças ocorridas no cenário da Pós-Graduação brasileira promoveram um crescimento na quantidade de programas, inclusive na área da Educação Física. No entanto, uma constante avaliação e reflexão sobre esse crescimento é necessária. Desse modo, o objetivo do estudo é sinalizar a partir de dados descritivos o cenário da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil, com ênfase na região Sul. O estudo foi realizado a partir de uma busca documental nos relatórios da avaliação da CAPES, do triênio 2009/20011, onde foram coletadas as informa- ções referentes: a) caracterização dos programas, b) estrutura institucional e c) avaliação. Ao buscar mapear as estruturas de construção de cada um dos programas de Pós-Graduação e suas linhas de investigação científica, percebemos que na região Sul, das 28 linhas de pesquisa que compõem os programas de Pós-Graduação, 17 são relacionadas à área das Ciências Biológicas/ Saúde, comprovando a superioridade. Quando analisamos os programas de Pós-Graduação por região e conceitos atribuídos, a região Sudeste apresentam os programas melhores avaliados e os cursos de doutorado mais consolidados. Consideramos que o momento vivido na Pós- Graduação tem gerado tensões tanto no que diz respeito ao trabalho docente quanto às áreas de produção do conhecimento. Por outro lado, é possível que a partir de um reordenamento e aproximação das áreas e linhas de pesquisa, possa haver um fortalecimento e incremento de novas linhas investigativas na área.