Integra

A língua portuguesa é pródiga em encantos e mistérios. Sonora, poética, esbanja sinônimos e figuras de linguagem. Não bastasse isso o h no início de uma palavra parece um detalhe a conferir charme ao que vem depois. Seo Hilário, meu pai, tinha sérias críticas em relação a isso e costumava dizer que ele era cheio de graça sim, mas hilariante era demais. O que dizer então dos esses e cês, terror de todos os jovens em fase de letramento, que convivem com a dúvida que insiste em persistir vida afora. Bendito sejam os corretores automáticos da atualidade que nos impedem de continuar errando.

Fato é que, se alguns olhos acusam fácil e rapidamente o erro, ouvidos pouco atentos ou marotos levam a brincar com as palavras homófonas, aquelas que apresentam a mesma fonética, porém com escrita e significado diferentes. Cela ou sela? Sinto ou cinto? De todas as palavras capciosas, com duplo sentido fonético que conheço, nenhuma é mais perigosa do que cem e sem. Enquanto sem indica falta, ausência, coisa alguma, cem é um numeral que representa uma centena. Da ausência ao 100 é nada ou tudo. Sem história, sem teto, sem título. Cem anos, um século. E quantas coisas podem acontecer nesse lapso temporal chamado de século.

Nesse dia 2 de agosto o Brasil comemora seu centenário olímpico com a participação em Antuérpia, com 18 atletas, todos homens. Que história! E como os começos nessa terra parecem sempre épicos, o marco olímpico brasileiro não poderia ser diferente. Foi uma estreia digna de filme, com desencontros, atos heroicos, incertezas e medalhas. 

Naquele pós-guerra a Europa encontrava-se devastada por um conflito nunca visto anteriormente. A competição em Antuérpia seria uma oportunidade singular para que a proposta de paz que Pierre de Coubertin fosse colocada em prática. Em 1920 os Jogos Olímpicos ainda se firmavam como um grande evento, de caráter internacional, que se propunha a atar a união entre os povos e, naquele momento histórico, promover a paz abalada pela I Guerra Mundial. 

A viagem do grupo brasileiro se concretizou dez dias antes da partida do navio Curvello. Diante da escassez de tempo e dinheiro para organizar a viagem, os atletas foram hospedados em cabines de terceira classe. Esse fato levou muitos deles a dormir nos restaurantes do navio. 

Durante uma escala na Ilha da Madeira, foi confirmado que o navio aportaria em Antuérpia uma semana após as competições de tiro terem iniciado. A decisão, então, foi desembarcar o grupo de atiradores em Lisboa para que eles seguissem a viagem de trem. Consta que no trajeto por terra a delegação foi roubada, chegando ao local da competição sem os alvos e com munição insuficiente para a disputa. 

Coube ao atleta Afrânio da Costa a tarefa de buscar as condições necessárias para competir. Aproximou-se da delegação americana oferecendo ajuda em um jogo de xadrez e, a partir daí, contou com a simpatia da equipe, que lhe doou mil cartuchos para armas calibre 38, mil cartuchos para armas calibre 22 e cinquenta alvos, fabricados especialmente para o concurso. Essa atitude favoreceu a conquista das primeiras medalhas olímpicas brasileiras da história, todas elas no tiro: uma de ouro com Guilherme Paraense, uma de prata com Afrânio da Costa e uma de bronze por equipe com Afrânio da Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade, Guilherme Paraense e Sebastião Wolf. 

A história olímpica brasileira começa assim e segue muitas vezes sem apoio, mas com cem por cento de determinação por parte de quem é o maior legado olímpico: os atletas.