Integra

Desde 1996, o Centro Esportivo Virtual (CEV) é um sítio de livre acesso (www.cev.org.br) para a informação, documentação e gestão do conhecimento esportivo. Mantém o objetivo de convergir pessoas (vetores de tecnologia) e instituições nacionais e internacionais relacionadas às Ciências do Esporte. O CEV dirige-se a um público amplo e variado. Estimula atitudes pró-ativas através de múltiplas possibilidades de interatividade virtual, explora as potencialidades da informação em seus aspectos temáticos, históricos e científicos, utiliza recursos tecnológicos e de comunicação, tendo como matéria-prima básica a internet, oferece ao visitante um diálogo permanente entre conteúdos e abordagens variadas e propicia uma experiência democrática.

Também emprega a filosofia de constituir-se em um núcleo científico cultural e de divulgação científica capaz de informar, atrair, fixar e formar profissionais qualificados para refletir e re-significar permanentemente o processo de formação, consumo e prática das Ciências do Esporte. 

O CEV é, atualmente, constituído por mais de 21 mil participantes em mais de 200 comunidades virtuais, algumas das quais de sociedades técnicas e científicas de Educação Física e Esportes. Desta feita, o CEV se fortalece como um dos recursos mais importantes de organização e integração de vetores de tecnologia, projetos, e os principais atores da informação, documentação e comunicação esportiva que constituem as Ciências do Esporte nacional.

Em suas várias dimensões, possibilidades e com uma forma dinâmica a partir das Tecnologias de Informação e Comunicações (TIC), o CEV oferece aos profissionais da área e demais interessados um conjunto de informações audiovisuais de caráter histórico, social e cultural sobre as Ciências do Esporte e áreas afins. Constitui-se num centro de pesquisa e documentação histórica sobre as Ciências do Esporte de modo a se tornar um centro de memória baseado em preceitos da arquivologia, sobretudo no que dizem respeito à criação, procedência e preservação de registros, bem como da criação de um centro de resgate oral (história oral), visual (arquivos fotográficos, imagens, etc) e da certificação de documentos eletrônicos. Proporciona aos estudantes, profissionais, pesquisadores e interessados em geral conferências eletrônicas, mesas-redondas, cursos à distância e eventos interdisciplinares relativos à formação profissional em seus vários aspectos. Cria produtos educacionais, geradores e divulgadores de informação específica, como consultoria e monitoria para escolas, programas de tv, rádio e outras mídias. 

O CEV apresenta uma base única de conhecimentos e documentos produzidos sobre as Ciências do Esporte e áreas afins, através, principalmente, de suas “listas de discussão”, cujas mensagens, produzidas e distribuídas por usuários, são reunidas a partir de assuntos e interesses específicos e guardadas no provedor de modo a serem recuperadas por pesquisas de palavras-chaves. 

No "quem é quem" há uma extensa listagem, de inclusão voluntária, de nomes dos atores das Ciências do Esporte com a finalidade de aproximar e promover o diálogo dos vetores de tecnologia. Na “Biblioteca Virtual” o usuário pode ter acesso a vários documentos eletrônicos e a outros sítios da internet que os possuam. Atualmente os documentos giram em torno de: artigos, leis, bibliografias sobre assuntos específicos, catálogos e links de acesso a revistas e jornais especializados, teses e resumos científicos nacionais e internacionais, acesso a publicações eletrônicas e a outras bases de dados, relações e informações sobre livros específicos, acesso a trabalhos publicados em congressos científicos e demais documentos de interesse. No portal encontram-se, ainda, noticias sobre eventos da área e indicações de outros sítios de interesse na internet. Tem acesso a Instituições de Ensino Superior, Centros Especializados, Órgãos oficias e gerenciadores, centro de estudos, cursos específicos, etc. 

O Prof. Dr. Laércio Elias Pereira, idealizador do CEV, contextualiza, conta a história e as perspectivas do CEV dentro do cenário da Divulgação das Ciências do Esporte.

Andréa - Qual foi o cenário no qual o CEV foi criado?

Prof. Dr. Laércio - O impacto das tecnologias de informação e conhecimento (TICs) foi e ainda tem sido extraordinário também na informação esportiva. O Centro Esportivo Virtual – CEV é um resultado prático da chamada “explosão” das TICs. Criado no início das operações comerciais da Internet no Brasil, como parte de um doutoramento em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (PEREIRA, 1998a) com o suporte de tecnologia do Hospital Virtual e dos projetos da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, o CEV tem se constituído num grande aglutinador de pessoas e de instituições nacionais e internacionais. Grande parte das sociedades técnicas e científicas da Educação Física e Esportes têm uma comunidade virtual ou partilha projetos de documentação e informação esportiva com o CEV.

A criação da BITNET no final dos anos 80 (STANTON, 1998), proporcionou o início de um intercâmbio intensivo na área acadêmica entre as universidades conectadas. No início de 1990 esse movimento teve um impacto importante na área acadêmica com o lançamento das listas de discussão sobre administração esportiva – Sportmgt e psicologia do esporte – Sportpsy, na sequência deste movimento foi criada a primeira lista de discussão do CEV – efesport-L que, 10 anos depois, foi multiplicada por duzentas, com comunidades nacionais, como legislação esportiva (no mês de agosto de 2006: 880 participantes, 408 mensagens postadas, 359.040 mensagens distribuídas) e internacionais como a Lusofonia e EF&Esportes, Educación Física em Americalatina, TAFISA, Traditional Games e Olimpismo. As 202 listas de discussão do CEV contam atualmente com 130 administradores, 21 mil participantes e já distribuiu mais de 100 milhões de mensagens.

Fernanda - Como lhe ocorreu a idealização do CEV?

Dr. Laércio - A idealização que levou à concretização do CEV foi embasada na interação de três canais de comunicação: vetores de tecnologia (pessoas), páginas na rede e correio eletrônico, acumulando várias iniciativas na área da informação e documentação esportiva que geraram conhecimento de acesso irrestrito. Na medida em que as comunidades virtuais cresceram e se desmembraram em torno dos “colégios invisíveis” nas várias áreas do conhecimento em educação física, esportes, lazer e dança, realizaram-se demandas por informação, que orientaram a construção de bancos de dados: teses e dissertações, revistas, legislação – com entrada na biblioteca –, instituições, escolas de educação física, congressos, cursos livres e de pós-graduação e um portal geral de endereços eleitos como importantes para as ciências do esporte, na página Navegando. Alguns bancos de dados também foram hospedados no CEV, como por exemplo, o dos trabalhos do Congresso pré-olímpico de 2004 (PEREIRA, 1997, 1998a,b, 1999a,b, 2000, 2005).

Andréa - Como o CEV conseguiu reunir estudantes, profissionais de Educação Física, pesquisadores, universidades e instituições relacionadas às Ciências do Esporte durante todos estes anos?

Dr. Laércio - Desde a criação do CEV foram estabelecidas várias parcerias nacionais com o Ministério do Esporte, Conselho Federal de Educação Física - CONFEF, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física – ANPPEF, Universidade de Uberlândia - NUTESES, Escola de Educação Física de Muzambinho e Associações Profissionais – APEFs. Parcerias internacionais também foram estabelecidas com a Federação Internacional de Educação Física – FIEP, TAFISA, Universidad de Guadalajara, Revista Lecturas, proporcionando um amplo movimento de transfertilização da informação e gestão do conhecimento na área (PEREIRA&VAZ, 2005, PEREIRA, 2006). Nos últimos anos o intercâmbio entre o CEV e seus parceiros tem se ampliado devido à participação decisiva do CEV na realização do I Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva – CONBIDE e Reunião do Comitê Executivo da IASI em Brasília. O evento foi transmitido ao vivo e documentado integralmente em vídeo disponível no endereço do próprio CEV. Além disto, o CEV mantém a versão da página da IASI em português .

Fernanda - Quais são as perspectivas do CEV para os próximos anos?       

Dr. Laércio - A partir do CONBIDE estão sendo levados a efeito vários acordos internacionais tais como o do Instituto Nacional de Esportes da França - INSEP, a retomada do acordo com o Spolit e SIRC-Canadá, além de entendimentos iniciados com o SIRC-Austrália e com a Rede Norte Americana de Bibliotecas de Esporte – NASLIN. Atualmente o CEV tem a parceria do Conselho Federal de Educação Física e da Editora Phorte que o auxiliam com recursos financeiros.

Além disso, como o CEV é um ambiente altamente colaborativo entre atores do esporte, estudantes, pesquisadores, instituições e integrantes de outras áreas como jornalistas, médicos, advogados e biólogos entre outros, o CEV se apresenta como uma fonte rica “de” e “para” pesquisa e divulgação científica das Ciências do Esporte que abrangem a Educação Física e Lazer, dentre outros. Neste sentido “de” já temos jornalistas esportivos que utilizam o CEV como fonte de informação como, por exemplo, o Cruz do Correio Brasiliense. No sentido “para” já foi criada a Lista de Discussão sobre divulgação científica em esportes, a cevdc em parceria com o NJR-ECA-USP que tem como objetivo orientar os participantes do CEV para a disseminação científica com mais eficiência, capacitando-os para atuarem como consultores científicos e da informação nos diversos tipos de mídia nos quais o CEV já atua como internet, rádio e tv. 

Referências

PEREIRA, L.E. Centro Esportivo Virtual: 10 anos no ar – A comunidade virtual a serviço da aprendizagem. Revista do CONFEF. n.21, ano VI, p.29-31, Set 2006. 

PEREIRA, L.E. & VAZ, L.G.D. Centro Esportivo Virtual. In: Atlas do Esporte no Brasil. Shape Editora, Rio de Janeiro, 2005.

PEREIRA, L.E. Centro Esportivo Virtual 9 anos Balanços e Sacolejos.

In: 1 Congresso de Ciência do Desporto, 2005, Campinas. 1 Congresso de
Ciências do Desporto. Campinas: FEF Unicamp, 2005.

PEREIRA, L.E. La construcción del Centro Deportivo Virtual. In: XII

Coloquio Comunicación, Deporte y Sociedad, 2000, Guadalajara: Universidad
de Guadalajara, 2000.

PEREIRA, L.E. Virtual Sports Center: an information resource in

physical education on the internet. In: II International Symposium on
Computer and Sport, 1999, Viena: Univie, 1999. v. 1. p. 83.

PEREIRA, L.E. La red: nuestro encuentro cotidiano e virtual. In:

Seminario Internacional Mercadeo social y calidad de vida, 1999,
Bogota. SIMSCV - Red Internacionl e Deporte para Todos. Bogota: TAFISA-Comite Olimpico Colombiano, 1999. v. 1. p. 52-56.

PEREIRA, L.E. Internet: ponto de reunião permanente dos programas

de pós-graduação em EF. In: I Encontro dos Programas de PG em EF do
Brasil, 1998(b), Campinas-SP. I Encontro de Pós Graduação em EF do
Brasil. Campinas: I Encontro dos Programas de PG em Educacao Fisica
do Brasil, 1998. v. 12.

PEREIRA, L.E. Centro Esportivo Virtual. Um recurso de informação para a educação física e esportes na Internet, 1998(a).110p. Tese (Doutoramento em Educação Física). Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, 1998.

PEREIRA, L.E. The Virtual Sport Center. In: X International

Association for Sports Information Congress, 1997, Paris. X
International Association for Sports Information Congress. Paris:
Institut National dÉducation Physique et Sport, 1997. v. 1. p. 238.

STANTON, M. A Evolução das Redes Acadêmicas no Brasil: Parte 1 - da BITNET à Internet NewsGeneration: Boletim bimestral sobre tecnologia de redes 10 de julho de 1998, volume 2, número 6. http://www.rnp.br/newsgen/9806/inter-br.html

Arquivo