Resumo

O gerador de texto do OpenAI escreveu repetidamente resumos acadêmicos convincentes o suficiente para superar os leitores humanos. Isso pode significar problemas para a publicação científica.

O novo brinquedo favorito da internet, o ChatGPT, realiza algumas coisas melhor do que outras. O chatbot treinado em aprendizado de máquina da OpenAI pode encadear frases e parágrafos que fluem suavemente em praticamente qualquer tópico que você solicitar. Mas não pode dizer a verdade com segurança. Ele pode atuar como um substituto confiável para um conselheiro de saúde mental baseado em texto. Mas não pode escrever um artigo aceitável do Gizmodo.

Na lista de coisas preocupantes que o gerador de texto AI aparentemente pode fazer, uma delas é enganar os revisores científicos – pelo menos parte do tempo, de acordo com um estudo divulgado na terça-feira pelos pesquisadores da Northwestern University e da University of Chicago. A ciência acadêmica publicada depende de um processo de submissão e revisão de artigos por especialistas humanos em áreas relevantes. Se a IA pode enganar rotineiramente esses revisores, isso pode alimentar uma crise de integridade científica, alertam os autores do novo estudo.

Acessar