Resumo

A IA pode ser uma ferramenta para criar conexões significativas e experiências de aprendizado para crianças – e pode ajudar a promover resultados mais equitativos.

Pouco tempo depois que o ChatGPT dominou a internet, ele despertou uma pergunta já bastante conhecida em relação às novas tecnologias: o que ele pode fazer pela educação? Muitos temiam que ele piorasse o plágio e danificasse ainda mais um humanismo já em decadência no meio acadêmico, enquanto outros elogiavam seu potencial para estimular a criatividade e lidar com tarefas educacionais mundanas.

É claro que o ChatGPT é apenas um dos muitos avanços em inteligência artificial que têm a capacidade de alterar as práticas pedagógicas. O atrativo das ferramentas com IA para ajudar indivíduos a maximizarem sua compreensão em disciplinas acadêmicas (ou se prepararem de forma mais eficiente para exames) oferecendo-lhes o conteúdo certo, da maneira certa e no momento certo tem impulsionado novos investimentos por parte de governos e filantropias privadas.

Acessar