Resumo

As mídias exercem uma influência significativa na vida das pessoas, cuja combinação de som e imagem (áudio e vídeo) não permite ao telespectador na maioria das vezes atribuir um significado. A TV, mídia presente na maioria das residências dos brasileiros, tem influenciado a mudança de comportamentos, valores e hábitos culturais. A experiência com a TV permite desenvolver o que se pode chamar de "competência para ver", no entanto, ainda não podemos afirmar se tal experiência permite desenvolver a "competência para compreender". O cinema, mídia que também exerce influência na vida das pessoas tem a escola como um dos locais possíveis para o acesso a tal linguagem e aos vários temas tratados nos diversos gêneros cinematográficos, cujos conteúdos podem ser desenvolvidos no currículo escolar. O objetivo deste trabalho foi apresentar, utilizando-se do referencial teórico da pesquisa-ação, algumas possibilidades de utilização do cinema como objeto de aprendizagem nas aulas de Educação Física. O trabalho foi realizado por professoras-pesquisadoras da Educação Básica da rede municipal de São Paulo e do Ensino Superior Privado. O trabalho foi desenvolvido após a seleção e vivência de temas e conteúdos da Educação Física presentes em filmes de longa ou curta metragem, análise do gênero cinematográfico, exibição, reflexão individual e coletiva e releitura na forma de story board. O cinema como ferramenta de aprendizagem, permite ao aluno e ao professor dialogar diante de uma prática social, importante na formação das pessoas. Uma sociedade midiática como a nossa, o domínio dessa linguagem torna-se um requisito fundamental para ler e escrever de diferentes maneiras em diferentes contextos. Apontamos a necessidade do cinema enquanto linguagem tornar-se um objeto de aprendizagem nos cursos de formação inicial de professores, visto que a mesma pode ser incluída efetivamente nas aulas de Educação Física e de outros componentes curriculares.

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