Resumo

O processo de inclusão social de pessoas com deficiência considera muito além de suas condições orgânicas, mas prevê, também, que o meio seja adequado de maneira a acolher o indivíduo em suas diferentes necessidades, promovendo pleno acesso às políticas sociais, de lazer, cultura e uso de produtos e serviços. Diante disto, o presente trabalho vem apresentar as diferentes possibilidades de participação e desenvolvimento de pessoas com deficiência através da prática de atividades circenses, trazendo informações sobre a forma como se apresenta hoje a proposta do circo contemporâneo e objetivando apresentar um relato de experiência da realização de aulas de circo adaptado para pessoas com deficiência numa escola de atividades circenses, chamada Casa do Circo, na cidade de Bauru/ SP e, também, refletir sobre as contribuições dessas atividades para essa população. Por meio de relato estruturado apresenta-se a forma como essas aulas ocorrem desde a procura até a sua realização e aponta os resultados que demonstram os benefícios vivenciados por todas as partes por meio da realização do circo adaptado como forma de ampliar os espaços de exploração e descobertas a partir do corpo e das atividades circenses, de maneira estruturada para atender às diferentes necessidades.