O Circo e as Possibilidades de Movimento
Por Giovanna Buback Ribeiro (Autor), Thonys Amorim Gaspar (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
Este relato de experiência retrata intervenções da Educação Física (EF) realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência desenvolvidas no Centro Municipal de Educação Infantil José Luiz de Deus Amado, localizado no município da Serra, ES, no período entre outubro e novembro de 2018. O conteúdo elegido foi o circo no tangente de sua transformação didático-pedagógica para um grupo 3 (3-4 anos). Observamos a necessidade de superar algumas limitações que as crianças possuíam, pois se mostravam apáticas ao movimento. Nesse sentido, o circo possibilitou o conhecimento, desenvolvimento e aprofundamento de habilidades corporais para o movimento na exploração do mundo lúdico que envolve esse conteúdo (SILVA; MARTINELLI, 2016). Buscamos ir além das formas tradicionais que centralizam as aulas de EF no quesito esportivo, e apresentar uma nova temática cultural para as crianças. O objetivo deste relato é apresentar as experiências construídas com a temática circo percebendo suas possibilidades de movimento corporal.