O Circo na Educação Infantil: Vivências e Representações Artísticas
Por Hugo Cavalcante Vasques (Autor), Giovanna Sayuri Garbelini Ota (Autor), Ademir de Marco (Autor).
Resumo
O circo sempre fez parte do mundo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma escola de Educação Infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na Educação Infantil.
Referências
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; SILVA, Erminia. Circo: Educando entre as gretas. Rascunhos, v.4 n.2, p.104-117, 2017.
BORTOLETO, Marco. Antonio. Coelho; PINHEIRO, Pedro Henrique Godoy Gandia; PRODÓCIMO, Elaine. Jogando com o circo. São Paulo: Fontoura, 2011.
CARAMÊS, Aline Souza; KRUG, Hugo Norberto; TELLES, Cassiano; DA SILVA, Daiane Oliveira. Atividades circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, v.14 n.39, p. 177-185, 2012.
DA SILVA, Daiane Oliveira et al. O circo na escola: um relato de experiência dos professores. Revista Didática Sistêmica, v. 16, n. 2, p. 84-92, 2014.
DE MARCO, Ademir. Circo, desenvolvimento e educação infantil. In: BORTOLETO, Marco. Antonio. Coelho; ONTAÑÓN BARRAGAN, Teresa; SILVA, Erminia. Circo: horizontes educativos. Campinas: Autores Associados, 2016.
DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves; TRIVELATO, Silvia Luiza Frateschi. Young children in the expressing meaning about butterflies: how do they use languages. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 20, n. 3, p. 687-702, Sept. 2014.
DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco. Antonio. Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2007.
ELALI, Gleice Azambuja. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola–natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, 8(2), 309-319, 2003.
GARANHANI, Marynelma Camargo. A Educação Física na Educação Infantil: uma proposta em construção. In: FILHO, Nelson. Figueiredo. Andrade.; SCHNEIDER, Omar. Educação Física para a Educação Infantil: conhecimento e especificidade. Sergipe: Editora da UFSE, 2009.
GOLDBERG, Luciane Germano; YUNES, Maria Angela Mattar; FREITAS, José Vicente. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, jan./abr. 2005.
KRONBAUER, Gláucia Andreza; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. O circo e suas miragens: A Escola Nacional do Circo e a história dos espetáculos na produção acadêmica brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 52, p. 238-249, 2013.
NATIVIDADE, Michelle Regina; COUTINHO, Maria Chalfin; ZANELLA, Andréa Vieira. Children's drawing in research: a historical-cultural analysis. Contextos Clínic, São Leopoldo, v. 1, n. 1, p. 9-18, 2008.
ONTAÑÓN, Teresa. Atividades circenses na educação física escolar: Equilíbrios e desequilíbrios pedagógicos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
ONTAÑÓN, Teresa; DUPRAT, Rodrigo. Mallet; BORTOLETO, Marco. Antonio. Coelho. Educação física e atividades circenses: "O estado da arte". Movimento, v. 18 n. 2, p.149-168, 2012.
SILVA, Lisandra Oliveira; MARTINELLI, Rafael. O circo itinerante: compartilhando experiências de estágio de educação física na educação infantil. Cadernos de Formação RBCE, v. 7, n. 2, 2017.
TAKAMORI, Flora Sumie; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; LIPORONI, Maikon Oliveira; PALMEN, Mario Johannes Henricus; DI CAVALLOTTI, Thais. Abrindo as portas para as atividades circenses na Educação Física escolar: um relato de experiência. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e Métodos. Bookman editora, 2015.