O Circuito Psicomotor Como Ação do Programa Saúde na Escola: Uma Proposta de Incentivo a Cultura de Paz em Um Bairro de Risco Social
Por Neires Alves de Freitas (Autor), Vitória Monteiro Monte Oliveira (Autor), Mikaele Alves de Freitas (Autor), Robervanda Alves Pinto (Autor), Sabrina Raquel Lima de Andrade (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A adolescência é uma fase da vida humana, pertencente e inerente ao processo de maturação que antecede a chegada a vida adulta e permeada por muitas alterações biopsicossociais. Esse período marca de forma terminante o traço de identidade e a dimensão social e individual são fortemente apuradas nesse ciclo de vida, por isso se faz necessário o investimento em ações que proporcionem a compreensão (SAITO, 2001). De acordo com a Política de Promoção da Saúde (PNPS) uma das ações prioritárias da atenção básica é a inserção do tema cultura de paz em seus espaços de atuação, bem como a criação de grupos e ações permanentes que envolvam o público adolescente na promoção de saúde em seu sentido amplo. Para Gorczevski (2008), os direitos humanos definem condições mínimas necessárias, que dignificam o homem e, por esse motivo, precisam ser pensados de forma comprometida e sensível. A paz está posta como direito social aos cidadãos civis.