Resumo

Segundo Rein, Kotler e Shields (2007), o local é um dos principais pontos de conexão entre o clube e os seus torcedores, sendo de vital importância para o estreitamento das relações dos clubes esportivos com a sua torcida. O ato dos torcedores de uma cidade acompanhar o clube de futebol do local em que residem não se caracteriza apenas como uma paixão nacional, mas também como uma identidade cultural daquela localidade. Desta forma, o presente estudo avaliou se os torcedores da cidade de Barueri mantiveram a fidelização ao Grêmio Barueri quando o clube se transferiu para a cidade de Presidente Prudente, e, caso tenham perdido essa fidelidade, se voltaram a ter, quando o clube voltou à Barueri. Objetivou-se também verificar se a cidade se apresenta como um fator de grande importância como fator de identidade do clube com seus torcedores. Todas as referências literárias sobre esse assunto afirmam que o local se apresenta como importante fator de ligação entre clube e torcedor, e uma mudança de cidade afeta a sua base de torcedores. Portanto é válido avaliar se as referências teóricas se aplicam ao Grêmio Barueri. Os subsídios gerados por este trabalho serão relevantes no processo de estudo e análise da prática da administração e gestão em marketing esportivo genuinamente brasileiro. Após o estudo dos objetivos em questão, foi constatado que o local se apresentou como um fator de grande importância para a identidade do clube com seus torcedores, uma vez que a maioria dos torcedores de Barueri deixou de acompanhar o time quando ele se mudou para Presidente Prudente. Porém, a grande maioria voltou a acompanhar o time após o seu retorno, todavia a fidelidade dos torcedores não é mais a mesma. Recomenda-se à elaboração de trabalhos científicos para avaliar como foi o  comportamento dos torcedores de outros clubes esportivos que também mudaram de cidade, ou então de nome.

Acessar Arquivo