Resumo

Este estudo tem como objetivo recobrar as práticas de Educação Física no Colégio Pedro II nos anos 20, por intermédio da técnica da História Oral. Seu desenvolvimento se deu a partir da análise de entrevistas com ex-alunos do referido Colégio no período mencionado. Por ser possuidor de um ensino modelar, foi possível, com a utilização dessa estratégia, perceber não só de que forma a disciplina de ginástica se situava dentro do contexto escolar, bem como os valores que permeavam os conteúdos veiculados em aula pela escola da Primeira República. As entrevistas tiveram três eixos norteadores que visaram: a) descobrir a Cultura Desportiva do período estudado; b) buscar a descrição das aulas de Ginástica, através do relato dos Métodos e Conteúdos de Ensino utilizado pelos professores; e c) perceber o legado deixado por essas atividades. A partir do estudo de documentos escritos, elaborados pelo próprio Colégio, que indicavam a versão oficial do que acontecia na Educação/Educação Física dessa época, foi realizado um confronto entre essas fontes escritas e as entrevistas colhidas. Desta forma pretendeu-se traçar um perfil mais fiel da história do ensino no País. Foi elaborado, ainda, um capítulo sobre o panorama sócio-educacional dos anos 20, que além de auxiliar na análise acima citada, colaborou para um melhor entendimento da prática escolar vigente.

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