Resumo

A segundo inflincin é caracterizado por umn série do mudanças nos comportamentos afetivo-social, cognitivo, motor e fisico do criança. Essas mudanças acontecem simultaneamente, ocasionando alguns desequilíbrios (stress) no seu comportamento. Dessa formo. paro ajustarem-se às novas situações que o ambiente ex.ige, a criança pode lançar mão do agressividode como forma de auto-preservação. Esse trabalho tem por objetivo verificar o comportamento agressivo das crianças de segundo inflincia nas nulas de Educação Física e compará-lo ao comportamento das mesmas em sala de nula. Nesse estudo foram entrevistadas 11 crianças entre 8 e 1 O anos de idade e 9 professores (3 de Educação Física e 6 .regentes). Para isso foram elaborados dois questionários, um com 11 questões dirigido aos alunos e outro com 9 questões dirigido nos ~rofessores. A construção desse instrumento foi baseada e fundamentada no referencial teórico sobre a análise do ngressividodc. O instrumento permitiu detectar quais os fatores que contribuem para o comportamento agressivo em crianças de segunda infilncia c qual a diferença dos tipos de agressão nas aulas de Educação Hsica e nas salas de aula. Constatou-se através dos demais gráficos e tabelas que, para esta amostra, hâ diferença no comportamento agressivo das crianças nas aulas de Educação Física e salas de aula. Os fatores ~ contribuem para esse comportamento na criança são: maior contato flsico das crianças nas aulas de Educação Fístca, atividades com auto nível de competitividade, comportamento dos pais, mídia e desenvolvimento moral da criança.

Acessar