O comportamento do consumidor de atletas de alto rendimento nas mídias sociais: uma análise do caso Anderson Silva e seus fãs no facebook
Por Carlos Affonso Sartore Salles (Autor), Ary J. Rocco Jr (Autor).
Resumo
As mídias sociais digitais são o canal mais fácil para se relacionar com os astros do mundo esportivo, sendo o Facebook a mídia digital de maior destaque nos dias atuais. Dessa forma, um atleta como Anderson “Spider†Silva mantém um relacionamento constante com seus públicos de interesse a partir desse veículo de comunicação que, mesmo de forma distante fisicamente, permite estabelecer uma relação entre o astro e seus stakeholders. Perante essa relação, a interação dos fãs é um ativo intangível de grande valia aos gestores da imagem e carreira do atleta. Trata-se do fator balizador dessa relação, capaz de apontar, por exemplo, o posicionamento do consumidor perante os acontecimentos que envolvem a vida profissional e pessoal do atleta. Dessa forma, este estudo analisa o posicionamento dos consumidores de Anderson Silva em sua fan page oficial no Facebook, a partir da identificação de variações na forma de interação desses seguidores, durante um período anterior e posterior a sua luta pelo evento UFC162.