Resumo

Neste trabalho procurámos caracterizar o conceito de "um bom ensino" em Educação Física, em alunos deum Curso deFormação de Professores desta área disciplinar, como forma de verificar a concordância entre este conceito formulado a partir de uma estratégia de observação e reflexão sobre situações efectivas deprática deensino eomesmo conceito definido num quadro teórico de reflexão e estudo acadêmico. Nesta etapa, definimos como objecto de análise dois aspectosespecíficos: Oprimeiro, referido na literatura como um dos critérios desucesso em Educação Física -otempo e o número dealunos em actividade motora naaula deEducação Física (participação do aluno) -e uma das vertentes da intervenção pedagógica - a gestão do tempo de aula (organização). Para este efeito, foi aplicada uma grelha de "Observação sistemática do comportamento dos alunos" em 53 aulas de Educação Física de diferentes professores. Os dados daqui resultantes foram comparados com os dados obtidos naaplicação (prévia) de um questionário (de resposta aberta), aplicado aos mesmos formandos que viriam a aplicar e a reflectir sobre a grelha atrás referida, onde eraequacionada uma definição individual acerca do conceito de "um bom ensino". Os dois aspectos antes referidos, considerados como fundamentais na análise das situações de observação deaulas, não haviam sido enumerados, deforma significativa, nas definições dadas nos questionários. Desta análise parece resultar uma contradição, acerca do que caracteriza o conceito de "um bom ensino", conforme a sua formulação partade uma análise de situações de práticas de ensino ou de uma "mera" reflexão acadêmica sobre esta temática, o que pode ser um indicador importante para o desenho dos Programas de Formação de Professores de Educação Física.