Resumo

A prática de esporte de aventura suscita pré-requisitos específicos se comparado com àquelas relacionadas às modalidades de esporte ditas convencionais (como as modalidades de esportes coletivos, natação, tênis dentre outras). Dentre essas especificações encontra-se o fator de risco que requer uma série de procedimentos de seus praticantes como a manutenção de sua integridade física e mental, o condicionamento físico, o desenvolvimento de habilidades necessárias à modalidade de aventura em questão e estratégias que visem ainda à preservação do meio ambiente. Este fato somado à indefinição do tipo de formação e competências necessárias à atuação do profissional que conduz as práticas de esporte de aventura e risco na natureza no Brasil. Ao focalizarmos tal problemática no âmbito do esporte de aventura no Brasil, constituem-se objetivos desse trabalho que se encontra em execução: analisar o processo de construção da identidade profissional dos condutores de esportes de aventura no Brasil; identificar as competências e saberes necessários à atuação profissional dos condutores de esportes de aventura; conhecer como se dá de fato, a apreensão por parte desses profissionais, do conhecimento necessário para a sua atuação como condutores desta especialidade de esportes. Ou seja, seu processo de formação.