O Conhecimento do Corpo e Suas Dimensões Conceituais,atitudinais e Procedimentais na Educação Física Escolar
Por Gustavo Henrique Pontes (Autor).
Em IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
0 corpo, como a cultura, tem um caráter polissêmico e, desse modo, pode assumir vários significados e conhecê-lo pode significar várias coisas. Pensamos que a elaboração de conhecimentos sobre o próprio corpo perpassa suas atribuições de sentido ao longo do tempo. Assim, a superação de dicotomias e entendimentos conflitantes pode ser um passo para a apreensão crítica de "conhecer o próprio corpo". Oobjetivo desse estudo foi analisar a problematização desse conteúdo nas aulas de Educação Física, propondo um tipo de intervenção docente que permita aos alunos conhecer o próprio corpo, pois ele está relacionado ao seu ser, e também aos outros e à cultura. Realizou-se um levantamento bibliográfico, suscitando que os temas propostos para tal empreendimento pedagógico seriam: Saúde Coletiva e Hábitos Saudáveis; Qualidade de Vida e Gerenciamento Autônomoda Atividade Corporal; Interação Ambiental e Conceitos, Atitudes e Procedimentos Relevantes.