O Conhecimento do Professor de Educação Física Para a Inclusão de Asmáticos nas Práticas Esportivas em Escolas Estaduais de Conceição do Araguaia, Pa
Por Luan Lucas da Silva Nascimento (Autor), Ione Gonçalves de Oliveira (Autor), Taniel Trajano da Sila (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 19, n 2, 2018.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo constatar se os professores de educação física sabem como incluir de maneira adequada os alunos portadores de asma, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou 1º ao 3º ano do ensino médio, no contexto das práticas esportivas nas escolas estaduais de Conceição do Araguaia, PA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa, em seis (6) escolas estaduais públicas. Para a obtenção dos dados, utilizou-se de questionários mistos, sendo aplicados para seis (6) professores de Educação Física (PrEF) que trabalham nas turmas citadas anteriormente. A partir da análise dos dados, chegou-se ao resultado de que nenhum destes professores apresentou conhecimentos necessários, para incluir corretamente os alunos, a respeito da asma e a prática esportiva. Deste modo, 100% dos PrEF avaliaram seus conhecimentos referente a esta doença como parciais, sendo que, a maioria desconhece os fatores desencadeantes, sintomas e os procedimentos para agir em uma crise de asma. Neste contexto, para que estes profissionais ministrem aulas de maneira segura para os alunos com asma se faz necessário que busquem capacitação, participando de cursos e realizando leituras nos meios virtuais e impresso sobre esta temática.