O conhecimento do treinador esportivo no contexto de projetos sociais
Por Roberto Rodrigues Paes (Autor), Riller Silva Reverdito (Autor), Heitor de Andrade Rodrigues (Autor), Paula Simarelli (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O Brasil possui inúmeros projetos sociais que visam garantir o direito ao esporte para quem vive em situação de vulnerabilidade social. O objetivo deste artigo foi identificar conhecimentos para a prática profissional em projetos sociais, a partir das percepções dos próprios treinadores. Foram realizadas entrevistas com seis treinadores do maior programa social brasileiro, o Programa Segundo Tempo. Conhecer o esporte trabalhado e seus alunos foram os resultados mais expressivos. Ainda assim, o conhecimento de questões pedagógicas e contextuais se apresenta como necessário. Entendemos este estudo como um passo importante para promover discussões contextualizadas sobre esses treinadores, que convivem com situações de risco e têm um papel social e formativo significativo em nossa sociedade.