O Conhecimento Docente Sobre a Competência Informacional na Formação em Saúde

Por Daianny Seoni de Oliveira (Autor),

Parte de Educação Permanente em Saúde: Saberes, Trajetórias e Formação . páginas 242

Resumo

Em Saúde, o acesso e o uso da informação científica de qualidade são essenciais para a tomada de decisões. Este trabalho objetiva analisar o conhecimento sobre competência informacional entre docentes da área. O conceito de competência informacional está relacionado à formação em pesquisa, ao uso das tecnologias, bem como à localização, avaliação e uso da informação de maneira ética. Este é um estudo transversal do tipo descritivo, de abordagem mista. Participaram do estudo docentes dos cursos de graduação em Educação Física – modalidade saúde, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário. Os resultados mostram que o conceito de competência informacional ainda é pouco conhecido. No entanto, a maioria dos docentes conhece as fontes fidedignas de informação, faz uso das mesmas e utiliza tecnologias para o ensino. Por outro lado, pouco utilizam e/ou conhecem os serviços que a biblioteca disponibiliza. Os dados da pesquisa indicam a necessidade de uma política integradora entre bibliotecas, bibliotecários e docentes da área da saúde, para o desenvolvimento de programas educacionais em competência informacional. Palavras-chave: Competência Informacional; Docente; Ciências da Saúde.