O Conhecimento dos Alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino Sobre os Conteúdos Básicos Propostos Pelos Conteúdos Básicos Comuns (cbc)
Por Juan Barbosa Gonçalves (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 8, 2016.
Resumo
A Educação Física Escolar assim como as demais disciplinas inerentes no currículo da educação básica possui propostas pedagógicas, com eixos temáticos que visam auxiliar o docente em seus planejamentos de aula. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) são dois grandes instrumentos que regem as propostas, porém, os CBCs foram criados especialmente para o estado de Minas Gerais. Desta forma este estudo tomará como referência o material supracitado. Este estudo tem como objetivo investigar o conhecimento dos alunos do 3° ano do ensino médio da rede estadual de ensino da cidade de Montes Claros – MG sobre os conteúdos propostos pelo Conteúdo Básico Comum (CBC) para a Educação Física. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, qualitativo e de corte transversal, cujos sujeitos foram alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de ambos os sexos com idade a partir dos 16 anos e regularmente matriculados no ano de 2016. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário elaborado pelo autor, composto por questões de múltipla escolha que abordou na integra o conhecimento sobre os conteúdos do CBC. Foi possível verificar que, os alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino não possuem conhecimento de forma satisfatória sobre os conteúdos básicos propostos pelo Conteúdo Básico Comum (CBC).