O Conhecimento Matemático do Professor: Formação e Prática Docente na Escola Básica
Por Plínio Cavalcanti Moreira (Autor), Maria Manuela Martins Soares David (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação - ANPED, n 28, 2005. Da página 50 a 61
Resumo
Desenvolve uma análise do processo de formação matemática na licenciatura, confrontando o conhecimento matemático veiculado nesse processo com algumas das questões que se colocam para o professor na sua prática docente na escola básica. O estudo focaliza os números naturais e toma como referência o curso diurno de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As fontes utilizadas são livros didáticos escolares e universitários, documentos curriculares referentes ao curso de licenciatura da UFMG e, de modo especial, a literatura de pesquisa no campo da educação matemática. O estudo, ao mesmo tempo em que descreve uma parte dos conhecimentos matemáticos envolvidos nas questões da prática profissional docente na escola básica, explicita formas concretas com que se expressa a dicotomia formação/prática - reiteradamente apontada nos estudos sobre as licenciaturas, mas quase sempre num plano genérico e, muitas vezes, superficial. Palavras-chave : educação matemática; formação de professores; conhecimento matemático; números naturais; licenciatura; prática docente.