O conhecimento tático de praticantes de futebol considerando a aprendizagem por meio do ensino tradicional
Por Layla Maria Campos Aburachid (Autor), Tatiane Mazzardo (Autor), Paula Soares Francisco (Autor), Schelyne Ribas (Autor), Alexsandro William dos Santos Franco (Autor).
Resumo
O estudo objetivou caracterizar o método de treinamento utilizado por um treinador e avaliar o conhecimento tático processual (CTP) de praticantes de futebol considerando a categoria, o tempo de prática junto ao treinador e a Avaliação Subjetiva do Treinador (AST). Participaram um treinador e 19 praticantes do sexo masculino das categorias Sub13 e Sub15. O estudo quali-quantitativo utilizou entrevista semiestruturada de aprofundamento, análise de conteúdo e comparação entre grupos (Teste T de student e ANOVA one way). Aplicou-se o TCTP:OE e os resultados evidenciaram a condução de um método de treinamento com características tradicionais e o CTP dos praticantes não se diferiu para categorias, tempo de prática e AST, apenas sendo superior para as ações táticas de ataque frente as de defesa para ambas as categorias. Conclui-se que o método de treinamento teve características tradicionais e a classificação do CTP da maioria dos praticantes de futebol foi fraca e regular.