O Consumo de Bens e Serviços Ligados Ao Futebol no Rio de Janeiro
Por Giovanni Andrade Ferreira Guilardi (Autor), Julia de Freitas Narciso Facó Soares (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
Há muitos anos o esporte conquistou uma posição privilegiada no mundo do entretenimento, envolvendo cifras cada vez maiores. Por isso, esse mercado tem exigido, cada vez mais, uma melhor organização por parte das empresas, e a relação com os torcedores e envolvidos com o esporte precisa ser de um consumidor/cliente. Partindo desse princípio, é extremamente importante para as empresas o perfeito entendimento do perfil e das características desse consumidor para que o planejamento e o entendimento das ações para esses consumidores sejam os mais efetivos possíveis. Outro efeito extremamente importante para o mercado esportivo, principalmente o carioca, são as inúmeras mudanças nos últimos anos com o advento de eventos de alcance mundial, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.