O Consumo de Eventos Acadêmicos Científicos na área de Educação Física
Por Gisele Kede Flor Ocampo (Autor), Lorena Cruz (Autor), Samuel Estevam Vidal (Autor).
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Introdução: O envolvimento dos acadêmicos com a ciência tem apresentado um grande crescimento que se reflete na mudança do comportamento dos consumidores na área de eventos. Os eventos Acadêmicos são considerados uma contribuição para o campo do saber de determinada área. Nestas são desenvolvidas atividades que agregam conhecimento e contribuem para o amadurecimento e debate de diversos assuntos da ciência. Na área de Educação Física e esporte os eventos são considerados um item de consumo, dentre eles destacam-se simpósios, palestras, cursos, minicursos, seminários, encontros, congressos, jornadas e fóruns. Objetivo: Este estudo objetiva apresentar o número de eventos acadêmicos científicos desenvolvidos no Brasil de 2008 a 2016 na área de Educação Física e esporte. Metodologia: Foram pesquisados os principais eventos desenvolvidos na área de educação física e esporte entre 2008 e 2016 no Brasil por meio de pesquisa bibliográfica. Resultados: Foram oferecidos 235 eventos acadêmicos científicos na área de Educação Física e esporte em diversas cidades do Brasil com maior incidência nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Paraná (115 no total) e menor incidência nos estados de Pernambuco e Amazonas (2 em cada) e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Maranhão (1 evento em cada estado). A maioria destes eventos são anuais, sendo 47% nacionais e 33% internacionais. Conclusão: O número de eventos realizados mostrou-se relevante, porém, sua incidência em alguns estados pode limitar o acesso dos interessados às informações e atualizações na área. Este número pode estar subestimado visto que, além da Educação Física, outras áreas de conhecimento como a medicina, nutrição e pedagogia desenvolvem eventos que abordam os temas esporte e saúde com conteúdos relevantes para a Educação Física.