O Consumo de Vinho em Tempos de Isolamento Social Uma Discussão à Luz dos Estudos do Lazer
Por Tamiris Martins da Silva (Autor), Edmur Antônio Stoppa (Autor).
Resumo
A relação entre o lazer e consumo bebidas alcoólica é algo tão comum e inerente ao ser humano que praticamente não existe estudos que discutam o tema com profundidade. Geralmente, a relação está atrelada ao convívio e sociabilidade em momentos de festas, comemorações, encontros diversos sejam para celebrar alguma ocasião feliz ou mesmo triste, rituais religiosos ou fortalecer relacionamentos sociais. Contudo, é ainda mais difícil encontrar estudos que teorizem o aumento expressivo do consumo de bebidas alcoólicas relacionados ao lazer, em períodos de isolamento social provocado por pandemias, como o caso da que ocorre em 2020 em todo o mundo, provocada pelo novo Coronavírus. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir os dados estatísticos apresentados por alguns estudos no primeiro semestre de 2020 que evidenciaram o aumento do consumo de vinho no Brasil à luz dos estudos do lazer sobre a fuga da realidade, fonte de prazer e status. A escolha do vinho entre tantas outras bebidas alcoólicas se deu pelo seguinte motivo: enquanto o consumo de cerveja, que ocorre principalmente entre amigos, apresentou uma queda no primeiro trimestre de 2020, no mesmo período, o consumo de vinho aumentou significativamente, com compras em compras através de e-commerce e lojas físicas, como supermercados e atacadistas
Referências
BENJAMIN, B. A.; PODOLNY, J. A. Status, Quality, and Social Order in the California Wine Industry. Administrative Science Quarterly, v. 44, n. 3, p. 563-589. https://doi.org/10.2307/2666962. 1999.
BOUER, J. Tudo sobre Álcool, Cigarro e Drogas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006.
BRUHNS, H. T. A Crise do Lazer Moderno e Concepções de Corpo. Licere, Belo Horizonte, v.12, n.4, dez./2009.
BRUNO, F. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.
BTG PACTUAL. O Legado da Quarentena para o Consumo. BTG Pactual & Decode, Maio de 2020.
CEBRID. Livreto informativo sobre drogas psicotrópicas. São Paulo: Departamento de Psicobiologia da Unifesp, 2003.
COMPRE & CONFIE. Venda online de bebidas alcoólicas cresce 93,9% durante a pandemia. Blog Compre & Confie, 5 de junho de 2020. Disponível em: https://www.blog.compreconfie.com.br/post/venda-online-de-bebidas-alco%C3%B3licas-cresce-93-9-durante-a-pandemia. Acesso em: 30 jun. 2020.
DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
ESCOHOTADO, A. La historia Elemental de lãs drogas. Barcelona: Anagrana, 1996.
FASEB JOURNAL. Red wine ingredient resveratrol stops breast cancer growth, study suggests. Federation of American Societies for Experimental Biology, September 2011.
FORBES, Revista. Por que o vinho é a bebida da quarentena. Por Juliana Ventura. Colunas, Escolhas do editor, 27 de abril de 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/colunas/2020/04/por-que-o-vinho-e-a-bebida-da-quarentena/. Acesso em: 18 maio 2020.
GIMENES, M.H.S.G. Lazer e Prazer: O consumo simbólico e a vivência da sociabilidade em bares e casas noturnas no início do século XXI na cidade de Curitiba, Paraná. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal do Paraná – Curitiba, 2003.
IDEAL CONSULTING. Primeiro semestre fecha com alta de 7,4 na importação de vinhos e espumantes. Por Felipe Galtaroça. Disponível em: https://idealbi.com.br/primeiro-semestre-fecha-com-alta-na-importacao/. Acesso em: 30 jul. 2020.
JOHNSON, H. A História do Vinho. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
LARANJEIRA, R.; PINSKY, I. Alcoolismo. São Paulo: Editora Contexto, 1997.
NEWTRADE. Isolamento dobra venda de bebidas alcoólicas pela internet. Disponível em: https://newtrade.com.br/varejo/isolamento-dobra-venda-de-bebidas-alcoolicas-pela-internet/ Acesso em: 20 jun. 2020.
REVISTA ÉPOCA. Vendas Online de Bebidas Alcoólicas Aumentam Até 800% Na Quarentena. Disponível em: https://epoca.globo.com/sociedade/vendas-online-de-bebidas-alcoolicas-aumentam-ate-800-na-quarentena-1-24392420. Acesso em: 25 jun. 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SIMON, J. Vinho e Comida: Um guia básico e contemporâneo das melhores combinações de vinho e comida. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
SOUSA, S. I. Vinho: aprenda a degustar. São Paulo: Ed.Market Press, 2000.
STRONG, R. Banquete: uma história ilustrada da culinária, dos costumes e da fartura à mesa. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.
VALDUGA, V. O Uso da Identidade como Estratégia Competitiva: O caso da Vitivinicultura da Região Uva e Vinho - RS. In: ENCUENTRO DE GEOGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 12, 2009. Anais... Montevideo, 2009.
VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa: Um estudo econômico das instituições. Tradução: Olívia Krähenbühl. São Paulo: Atica, 1974. (Os pensadores).
WINE WINDOWS ASSOCIATION. Buchette Anticontagio, Ieri E Oggi, Diletta Corsini. Buchette del Vino Associazione Culturale, Via della Pergola, 48, 50121. Florença, 2020. Disponível em: https://buchettedelvino.org/home-1/home.html. Acesso em: 30 maio 2020.
WHO. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Disponível em: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. Acesso em: 30 maio 2020a.
WHO. Alcohol and COVID-19: what you need to know. World Health Organization 2020. Disponível em: https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0010/437608/Alcohol-and-COVID-19-what-you-need-to-know.pdf?ua=1. Acesso em: maio 2020b.