O Conteúdo das Lutas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Possibilidades Para a Prática Pedagógica da Educação Física Escolar
Por Nathalia Chaves Gomes (Autor), André Minuzzo de Barros (Autor), Fernando Paulo Rosa de Freitas (Autor), Suraya Cristina Darido (Autor), Luiz Gustavo Bona (Autor).
Em Motrivivência v. 25, n 41, 2013. Da página 24 a -
Resumo
As lutas são conteúdos da Educação Física que devem estar presentes na prática pedagógica. Contudo, há ainda lacunas e incompreensões em seu desenvolvimento pedagógico. Assim, por meio de uma revisão de literatura, este estudo objetivou analisar as lutas compreendendo sua importância, bem como apresentando uma forma de classificação. Em um segundo momento, apresentou-se uma proposta de organização curricular das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental. Conclui-se ser importante compreender as lutas enquanto conteúdos das aulas de Educação Física propondo uma organização dos conteúdos que pode contribuir com a apropriação crítica dessa manifestação da cultura corporal de movimento.