O Conteúdo de Lutas e as Concepções Psicossociais dos Alunos e Professores de Educação Física em Uma Escola no Município de Tucuruí-PA: Um Estudo de Caso
Por ângelo Solano Negrão (Autor), Igor Mateus Fernandes de Oliveira (Autor), Carlos Anderson Assis de Sousa (Autor), Douglas Alencar Vieira (Autor), Alan Pantoja Cardoso (Autor), Lia Monteiro de Oliveira (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
O objetivo geral deste trabalho foi identificar os principais motivos que levaram a professora de uma escola do Ensino Infantil do município de Tucuruí - Pará a trabalhar ou não o conteúdo de lutas com suas turmas, suas dificuldades e entender sua percepção da importância de se inserir o arcabouço pedagógico de lutas nas vivencias das crianças. A metodologia foi pesquisa de campo, de tipo estudo de caso, com a observação e intervenção diária na escola, acompanhado de revisão bibliográfica, usou abordagem qualitativa com característica descritiva. Utilizou-se na coleta de dados, conversas em roda, observação, aplicações de atividades lúdicas de combate, e questionário com o professor de educação física. A priori quanto à efetividade do conteúdo na escola, obtemos as respostas que já esperávamos, quanto a não execução do conteúdo com frequência, através de uma entrevista e um questionário, a professora em questão nos esclareceu seus motivos e dificuldades quanto à matéria, que variam desde falta de tempo no período do 4° bimestre escolar a falta de materiais. As lutas são pouco exploradas pelos professores na escola, entretanto, aqueles que utilizam desse conteúdo fazem por meio de atividades lúdicas o que acaba prendendo a atenção dos alunos para o conteúdo, porem a maioria dos professores não trabalham lutas por falta de preparo, também se observa a falta de programas de atualização profissional.