Resumo

 O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da produção científica nacional, publicada entre 1990 e 2022, acerca do conteúdo de ensino lutas na Educação Física escolar.
MÉTODOS: As buscam foram realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2022 nas bases de dados Scopus, Scielo e Lilacs. Para análise dos dados foram utilizados descritores combinados com operadores booleanos nos idiomas português e inglês: (Lutas) OR (Artes marciais; martial arts) OR (Esportes de combate; combat sports) AND (Educação Física; Physical Education) AND (Ensino, teaching) AND (Escola). Além disso, foram empregados indicativos da análise de conteúdo para a categorização dos aspectos mais evidenciados.
RESULTADOS: Após a aplicação da triagem e critérios de elegibilidade, foram incluídos 14 artigos no estudo, os quais foram publicados entre o período de 2007 a 2021, estando concentrados, principalmente, no ano de 2015. A partir da análise de conteúdo dos estudos emergiram as seguintes categorias: “Propostas para o ensino das lutas”; “Barreiras para o ensino das lutas” e “Implicações para a formação dos alunos”.
CONCLUSÃO: Pode-se concluir que existe um debate profícuo sobre a temática das lutas na escola, com destaque para a ausência de direcionamentos didático-pedagógicos para o professor que pretende abordar esse conteúdo. Espera-se que esse estudo sirva de incentivo para que a comunidade científica brasileira desenvolva novas pesquisas sobre lutas no contexto escolar.

Acessar