O Conteúdo Esportivo na Educação Física Escolar
Por Reiner Hildebrandt-Stramann (Autor).
Em RESUMOS em Educação Física, Esportes e Lazer v. 2, n 2, 2005.
Resumo
Parece estar claro que os movimentos esportivos ou esporte em geral são conteúdos das aulas de educação física. Todavia, parece ser problemático, responder: com quais objetivos os assuntos esportivos se tornam conteúdos de aulas de educação física e com qual método podem ser ensinados estes conteúdos esportivos em relação aos objetivos? Para a didática do ensino, isto significa que as perguntas relacionadas aos conteúdos das aulas de educação física não podem ser respondidos separadamente de perguntas relacionadas a objetivos. Elas também não podem ser isoladas das perguntas sobre as possibilidades metodológicas de ensino. O sistema do esporte dá uma resposta específica ao problema de movimento do ser humano. O mundo de movimento do ser humano é extremamente complexo e tem muitos níveis. As possibilidades de vivência de movimento dos seres humanos são complexas e tem muitos níveis. Contudo, o sistema reduz estas complexas possibilidades de movimentos. A pedagogia do esporte deve tomar uma decisão normativa, a fim de esclarecer se ela quer apoiar essas tendências da redução da complexidade ou se ela quer agir contra essas tendências. A educação física tem a tarefa de agir contra a redução da complexidade do sistema do esporte.