O Conteúdo Ginástica nas Aulas de Educação Física do Ensino Médio: Um Relato de Experiência
Por Almir Gomes Santana (Autor), Daniel Soares de Souza (Autor), José Jailson de Farias Junior (Autor), Matheus Brasileiro Diniz (Autor), Fernando José de Paula Cunha (Autor), Melina Silva Alves (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata as experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo proposto foi o de apresentar o desenvolvimento do trato com o conhecimento da Ginástica em turmas do 3° ano do ensino médio da escola Professora Antônia Rangel de Farias, João Pessoa – PB. Para Saviani (2011, p. 14), o conhecimento clássico é tratado como essencial, não necessariamente se opondo ao tradicional, moderno ou atual, mas como algo que se firmou de forma histórica e cultural e precisa ser trabalhado pedagogicamente. Ao abordar o ensino da Ginástica, conteúdo clássico da Educação Física o Coletivo de Autores (1992, p. 77) enfatiza que; “Pode-se entender a ginástica como forma particular de exercitação onde, com ou sem o uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral”. Além de apresentar-se como conteúdo clássico cujo desenvolvimento se estende a contemporaneidade, a ginástica contribui para a formação do ser humano em sua totalidade.