Resumo

INTRODUÇÃO

O presente trabalho relata as experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo proposto foi o de apresentar o desenvolvimento do trato com o conhecimento da Ginástica em turmas do 3° ano do ensino médio da escola Professora Antônia Rangel de Farias, João Pessoa – PB. Para Saviani (2011, p. 14), o conhecimento clássico é tratado como essencial, não necessariamente se opondo ao tradicional, moderno ou atual, mas como algo que se firmou de forma histórica e cultural e precisa ser trabalhado pedagogicamente. Ao abordar o ensino da Ginástica, conteúdo clássico da Educação Física o Coletivo de Autores (1992, p. 77) enfatiza que; “Pode-se entender a ginástica como forma particular de exercitação onde, com ou sem o uso de aparelhos, abre-se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular, e do homem, em geral”. Além de apresentar-se como conteúdo clássico cujo desenvolvimento se estende a contemporaneidade, a ginástica contribui para a formação do ser humano em sua totalidade.

Arquivo