O Conteúdo Lutas e o Tema Transversal ética nas Aulas de Educação Física: Reflexões e Experiências
Por Renata Aparecida Alves Landim (Autor), Paula Pessoa dos Santos de Nader Pereira (Autor), Ivone Ouverney Santos de Azevedo (Autor), Bruno Duarte Rei (Autor), Cláudia Maria Pena Quintão Pelegrino (Autor).
Resumo
Neste trabalho, discute-se possibilidades e especificidades da abordagem das lutas como conteúdo da Educação Física escolar, enfatizando-se as suas potencialidades para o trato pedagógico do tema transversal ética. Tal discussão culmina com o relato de uma proposta de trabalho do conteúdo em questão voltada para o Ensino Fundamental, realizada pelos autores do texto no Campus São Cristóvão I do Colégio Pedro II. A referida proposta de trabalho teve caráter prático-reflexivo e foi realizado por meio de vivências lúdicas adequadas à faixa etária dos alunos, abordando as características gerais das lutas e os valores que permeiam essas práticas corporais em nossa sociedade. As situações didáticas e os diversos momentos avaliativos oportunizaram a ação-reflexão sobre os sentidos que podemos atribuir às lutas, enfatizando o cuidado e o respeito com o colega, visto como parceiro de atividade e companheiro de experiência.
Referências
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997a.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997b.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998b.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Base Nacional Comum Curricular: proposta preliminar. Brasília: MEC, 2016.
BARROS, A. M; GABRIEL, R. Z. Lutas. In: DARIDO, S. C. (Org.). Educação Física escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011.
CARREIRO, E. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p. 244-261.
CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v.16, n.1, p.1-9, jan./mar.2010.
DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação Física e Temas Transversais na Escola. Campinas: Papirus, 2012.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 7ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
FERREIRA, H. S. As lutas na educação física escolar. Revista de Educação Física, n. 135, p.36-44, nov.2006.
GOMES, M. S. P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2008.
GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento, Porto Alegre, v.16, n.2, p. 207-227, abr./jun. 2010.
GOMES, N. C.; BARROS, A. M.; FREITAS, F. P. R.; DARIDO, S. C. RUFINO, L. G. B. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Revista Motrivivência, ano XXV, n. 41, p. 305-320, dez. 2013.
IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Ética como tema transversal: possibilidades de aplicação nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, Rio Claro, v.13, n.1, p.14-23, jan./mar.2007.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18ª Ed. São Paulo: Cortez, 2006.
NASCIMENTO, P. R. B. do; ALMEIDA, L. de. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, set./dez. 2007.
OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PAIVA, L. Pronto para guerra: preparação física específica para lutas & superação. Manaus: OMP Ed. 2009.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca da aproximação. Revista brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 26, n. 2, p. 283-300, abr./jun. 2012.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular de Educação Física. São Paulo: SEE, 2008.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.