O Contexto Ambiental e o Desenvolvimento na Primeira Infância: Estudos Brasileiros

Por: Alysson Massote Carvalho, Lívia de Castro Magalhães e Rosane Luzia de Souza Morais.

Journal Of Physical Education - v.27 - n.1 - 2016

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.Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar revisão integrativa dos estudos brasileiros sobre a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento global, motor e cognitivo. Procedeu-se à busca de artigos científicos nas bases SciELO e MEDLINE de 2004 a 2014, utilizando os descritores “desenvolvimento infantil”, “child development” “environment” e “Brazil”. Foram selecionados 38 estudos, segundo os critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. Os estudos foram desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil e fazendo uso desde testes de triagem a diagnósticos. A maioria dos estudos estava relacionada a fatores de risco ou prevalência de atrasos. Aqueles que focaram na influência da qualidade ambiental no desenvolvimento infantil, ora analisaram o ambiente familiar, ora a creche. Conclui-se que há importante literatura para o embasamento de estudos de intervenção, ainda escassos. Além disto, há necessidade de estudos brasileiros que analisem a inter-relação dinâmica entre os ambientes vivenciados pela criança e sua influência no desenvolvimento infantil.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/25672

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