Resumo

Considerando a importância da natação no ambiente escolar e a dificuldade de incluir a mesma na escola, o presente estudo teve o objetivo de descrever a metodologia de ensino da natação na educação básica e identificar o quanto os professores trabalham visando a relação com o meio aquático. Fizeram parte da amostra deste estudo doze professores graduados e quatro acadêmicos de educação física. Para as entrevistas com os indivíduos, foi utilizado um questionário de forma aberta. Os resultados encontrados por meio das entrevistas foram: 10 entrevistados já trabalharam com a natação na escola de forma extracurricular, porém nenhum durante a educação física curricular. Para os entrevistados, as turmas devem ser divididas entre o conjunto de nível de aprendizagem e faixa etária, tendo de seis a dez alunos por professor na água. Os principais objetivos da modalidade é desenvolver os estilos convencionais de nado, promover o esporte, desenvolver a saúde e prevenir afogamentos. Além disso, os entrevistados do estudo consideraram de suma importância à presença do professor junto ao aluno no meio aquático e a utilização de atividades lúdicas. Baseado em tudo que foi investigado, espera-se que o conteúdo de natação aumente cada vez mais no âmbito da educação física escolar e que haja mais incentivo e parcerias do poder público com as escolas.

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