Resumo

Trata-se de um estudo de caso sobre a consideração consciente que os ,professores de Geografia (do Ensino Médio da rede estadual pública) fazem do ,contexto espacial de suas escolas em IIhabela - SP. São apontados e analisados ,alguns dos fatores de homogeneização e dos fatores de especificidade do currículo. É realizada uma caracterização das escolas, dos alunos e professores do Ensino ,Médio da rede estadual pública de São Paulo para demonstrar sua grande ,expansão nos últimos anos e a magnitude dos seus números. A partir das reflexões ,de Gimeno Sacristán e Jean-Claude Forquin, entre outros autores, sobre concepção ,de currículo e finalidade da educação, discutem-se as propostas para o Ensino ,Médio apresentadas pela LOB nº 9.394/96, e em seguida é feita uma análise dos ,PCNEM e PCN+, mais especificamente no que se refere ao ensino de Geografia. A ,dissertação traça um breve panorama da institucionalização escolar dessa ,disciplina, com o intuito de diagnosticar a seleção e organização dos seus ,conteúdos ao longo de sua história para confrontá-Ios com os conceitos ,estruturadores propostos pelos PCNEM. O trabalho demonstra que a definição dos ,conteúdos de ensino da Geografia escolar não compreende apenas o objeto de ,estudo da Geografia acadêmica, mas também a definição da finalidade da educação que, por suJ vez, explicita as razões de selecionar determinados conteúdos em detrimento dé outros. Nessa perspectiva, as representações dos professores sobre ,ensino têm um grande peso na organização curricular da disciplina. O estudo de caso possibilitou diagnosticar que as reformas pretendidas pelos PCNEN ainda não se concretizaram na prática docente, apesar da apropriação do seu discurso e conseqüente vocabulário. E especificamente sobre o objeto de estudo desta dissertação, foi explicitado que os professores não se utilizam efetivamente do contexto espacial das escolas como recurso didático e pouco promovem a contextualização daquilo que é objeto de ensino.

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