Resumo

Durante o percurso de criação dos primeiros cursos de Educação Física no Estado do Ceará - Brasil e da expansão da intervenção profissional surge a necessidade dos Professores de Educação Física se organizarem em associações, surgindo o associativismo na Educação Física do Estado do Ceará. O objeto de estudo desta pesquisa foram as Associações de Professores/Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, bem como os indivíduos que integraram ou ainda integram tais organizações, assim o objetivo deste estudo foi conhecer o percurso evolutivo da Educação Física no Ceará no que tange ao contributo do associativismo para a valorização profissional. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa documental e à realização de 24 entrevistas com componentes dessas organizações. Os resultados apontam que o associativismo da Educação Física no Ceará valorizou a profissão, pois, no que concerne ao desenvolvimento, valorização e prestígio social da profissão, os resultados mostram a “valorização profissional e o reconhecimento por parte da sociedade” como os aspectos mais evidenciados. Em relação aos principais obstáculos e constrangimentos sentidos por esses profissionais, “a falta de reconhecimento da profissão por parte dos profissionais e da sociedade, bem como a desvalorização profissional” foram pontos mais destacados. No que se refere à existência de diálogo nas questões relacionadas a esses aspectos entre essas organizações, a maioria apontou positivamente para essa situação. A “valorização profissional” destacou-se entre as respostas quanto aos objetivos que levaram os profissionais a se organizarem em entidades classistas.

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