O Contributo do Associativismo Para a Valorização da Educação Física no Estado do Ceará – Brasil
Por Dionisio Leonel de Alencar (Autor), José Carlos Gomes de Carvalho Leitão (Autor), António Ricardo Catunda de Oliveira (Autor), Danilo Lopes Ferreira Lima (Autor), Antonino Manuel de Almeida Pereira (Autor).
Resumo
Durante o percurso de criação dos primeiros cursos de Educação Física no Estado do Ceará - Brasil e da expansão da intervenção profissional surge a necessidade dos Professores de Educação Física se organizarem em associações, surgindo o associativismo na Educação Física do Estado do Ceará. O objeto de estudo desta pesquisa foram as Associações de Professores/Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará, o Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região, bem como os indivíduos que integraram ou ainda integram tais organizações, assim o objetivo deste estudo foi conhecer o percurso evolutivo da Educação Física no Ceará no que tange ao contributo do associativismo para a valorização profissional. Em termos metodológicos recorreu-se à análise qualitativa documental e à realização de 24 entrevistas com componentes dessas organizações. Os resultados apontam que o associativismo da Educação Física no Ceará valorizou a profissão, pois, no que concerne ao desenvolvimento, valorização e prestígio social da profissão, os resultados mostram a “valorização profissional e o reconhecimento por parte da sociedade” como os aspectos mais evidenciados. Em relação aos principais obstáculos e constrangimentos sentidos por esses profissionais, “a falta de reconhecimento da profissão por parte dos profissionais e da sociedade, bem como a desvalorização profissional” foram pontos mais destacados. No que se refere à existência de diálogo nas questões relacionadas a esses aspectos entre essas organizações, a maioria apontou positivamente para essa situação. A “valorização profissional” destacou-se entre as respostas quanto aos objetivos que levaram os profissionais a se organizarem em entidades classistas.