O Controle do Treinamento

Parte de Introdução à Moderna Ciência do Treinamento Desportivo . páginas 365 - 381

Resumo

Para que se possa estabelecer um perfeito controle de treinamento faz-se necessário que, desde o início do trabalho, haja uma orientação médica correta. Médico e técnico são obrigados a caminhar juntos.

Ao apresentar-se, ou selecionar-se, um candidato a atleta, a primeira providência a ser tomada será a realização de um exame clínico minucioso, debelando-se qualquer alteração que se apresente.

Entre nós, com atletas procedendo de meios nem sempre bem favorecidos pela fortuna, impõe-se predominantemente êste cuidado.

- O que devemos procurar? O que poderemos mais freqüentemente encontrar?

Inicialmente fazer a colheita de dados sobre:

1) Identificação — os habituais: nome, idade, nacionalidade, naturalidade etc, do conhecimento de todos os que se dedicam a um trabalho. Atenção deve ser dada ao problema da procedência dó atleta, devido à exis. têncía de certas doenças endêmicas em determinados pontos de nosso país, que deverão ser devidamente pesquisadas, antes que se autorize a prática desportiva. Assim, por exemplo, num candidato a atleta originário do Nordeste, impõe-se a pesquisa de uma provável esquistossomose; nos originá- rios de zona de Chagas endêmico, deverá ser -afastada qualquer dúvida sobre tal entidade etc. 

Arquivo