O Corpo na Contemporaneidade: a Educação Física Escolar Pode Ressignificá-lo?
Por Andréia Santos Gonçalves (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 19, n 1, 2008.
Resumo
O presente artigo, de cunho interpretativo, apresenta uma reflexão acerca do papel da Educação Física Escolar na ressignificação do corpo em face do estereótipo construído na contemporaneidade. Recorre-se às contribuições de alguns estudiosos do corpo, em especial, Breton; de algumas idéias de sociólogos como Durkheim e Foucault e do antropólogo Mauss. Aborda-se, também, reflexivamente, a questão do corpo no "fazer" da Educação Física, no qual professor e os alunos reúnem possibilidades de ressignificação do corpo pela conscientização, superando a fragmentação e propondo a interdisciplinaridade na sua constituição. A reflexão exige, portanto, o reconhecimento da realidade da prática pedagógica da Educação Física na escola enquanto espaço social emancipatório, e não como mero reprodutor de práticas a-críticas.