O Corpo no Cotidiano Escolar: Contribuições da Educação Física na Formação de Professores em Ead
Por Marco Antonio Santoro Salvador (Autor), Juliana Falcão de Oliveira Cruz (Autor), Ian Anderson de Andrade Nascimento (Autor), Cínthia Ramos Barreto (Autor), Leandro Martins (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O estudo promove reflexões sobre o corpo na escola e analisa criticamente a construção de conhecimentos com características cartesianas. Propõe metodologias superadoras deste paradigma, entendendo o corpo como sujeito histórico/político/cultural que permeia as diferentes áreas, mas que permanece negligenciado na escola. Apresenta como parâmetro de análise as intervenções da Educação Física no currículo do curso de Pedagogia da UERJ, através das disciplinas Corpo e Movimento e 1º Seminário de Práticas Educativas, construídos na modalidade EAD. Aponta que tais disciplinas podem promover mudanças qualitativas na formação dos futuros professores.