Resumo

INTRODUÇÃO

A residência pedagógica como política de formação profissional propõe aos alunos dos cursos de licenciaturas a vivencia dos diversos aspectos do cotidiano escolar, buscando o aperfeiçoamento das práticas que compõe o papel de ser professor. Nesse diálogo da teoria com a prática, surgi à possibilidade de intervir junto aos alunos do 3° ano do ensino médio as tendências pedagógicas. A educação física enquanto prática social, dentro das sociedades estabelecidas no passado, sofreu várias influências, estando presente neste contexto a tendência militarista, que segundo coletivo de autores (1992, p.53) “era entendida como exclusivamente prática, fato este que contribuiu para não diferencia-la da instituição militar”. Logo nas primeiras quatro décadas do século XX, sobre forte ação desta instituição, se constrói um modo próprio de se pensar o papel do corpo e sua utilidade. Este trabalho tem o objetivo relatar a experiência desenvolvida na aula de educação física no 3° ano do ensino médio na escola da rede estadual de São Luís (MA), no Programa Residência Pedagógica. Dentro do conteúdo história da educação física, a tendência militarista foi trabalhada de forma teórica e prática.

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