O Corpo e o Militarismo: Uma Experiência na Residência Pedagógica
Por Márcio Guilherme C. Almeida (Autor), Laina Caroline S. Sousa (Autor), Rarielle R. Lima (Autor), Soraia de O. Silva (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A residência pedagógica como política de formação profissional propõe aos alunos dos cursos de licenciaturas a vivencia dos diversos aspectos do cotidiano escolar, buscando o aperfeiçoamento das práticas que compõe o papel de ser professor. Nesse diálogo da teoria com a prática, surgi à possibilidade de intervir junto aos alunos do 3° ano do ensino médio as tendências pedagógicas. A educação física enquanto prática social, dentro das sociedades estabelecidas no passado, sofreu várias influências, estando presente neste contexto a tendência militarista, que segundo coletivo de autores (1992, p.53) “era entendida como exclusivamente prática, fato este que contribuiu para não diferencia-la da instituição militar”. Logo nas primeiras quatro décadas do século XX, sobre forte ação desta instituição, se constrói um modo próprio de se pensar o papel do corpo e sua utilidade. Este trabalho tem o objetivo relatar a experiência desenvolvida na aula de educação física no 3° ano do ensino médio na escola da rede estadual de São Luís (MA), no Programa Residência Pedagógica. Dentro do conteúdo história da educação física, a tendência militarista foi trabalhada de forma teórica e prática.