Resumo

Introdução: Pesquisa em andamento no doutorado em Educação que investiga o corpo na Pedagogia Waldorf (PW). Pertence a linha de Pesquisa Culturas Escolares e Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Base epistemológica assentada nas obras de Rudolf Steiner e Rudolf Lanz e estudos sobre Antroposofia e interlocuções sobre o corpo ancoradas nas ideias de David Le Breton. Objetivo: Investigar o corpo no pensar, no sentir e no agir dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola que adota a PW. Este texto faz um recorte e particulariza a Educação Física, enquanto componente curricular. Olha para os ritos e práticas educativas e para os espaços e tempos vividos na Educação Física em uma escola Waldorf, com intuito de conhecer e compreender o corpo no pensar, sentir e agir dos estudantes. Metodologia: Pesquisa fenomenológica, orientada ao estudo das essências, cujo esforço maior está em descrever, muito mais que explicar ou analisar. Encontra-se na fase de coleta de dados empíricos na turma do 9º ano e recorre a técnicas da pesquisa do tipo etnográfica: observação assistemática (exploratórias) e sistemática, mediante anotações em diários de campo e gravação em áudio; registros de diálogos, comportamento e gestos, ações e atitudes dos participantes e do meio físico; captura de imagem fotográfica; posteriormente, será realizada entrevista semiestruturada com estudantes e professores (as). A escolha do lócus de pesquisa foi intencional, uma escola de Ensino Fundamental, situada em Cuiabá-MT, que adota a PW. A entrada em campo apontou que provavelmente aumentará o número de estudantes, em relação ao projeto inicial que era de 36 (6º ao 9º ano), em função do tempo de escolarização na PW. Participarão 7 professores (as), 1 deles da disciplina de Educação Física. O tempo de permanência na escola será entre 4 e 18 meses. 

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