Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a percepção corporal de alunos do ensino médio em escolas do estado do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault e da sociologia de David Le Breton. As categorias corpo acessório, poder disciplinar e biopoder foram estabelecidas pela teoria referencial adotada. Na pesquisa exploratória foram coletados 392 questionários e deles inferimos que os adolescentes se sentem bem consigo mesmos, não estão felizes com sua aparência física, não estão felizes com seu peso e altura, acreditam que atos de bullying estão relacionados à aparência física e mostram uma tendência a mudar seus corpos. Eles percebem seu comportamento sendo observado na escola, consideram importante o controle de seu tempo e espaço, sentem-se desafiados pelas normas estabelecidas e não encontram espaços para expressar suas opiniões. Aprovam a forma como se comportam e reconhecem que a aparência física facilita a aceitação em grupos sociais. Podemos concluir que tais processos de individualização podem forjar os indivíduos ao negar o direito de serem verdadeiramente individuais, fragmentando sua vida comunitária e obrigando o indivíduo a se voltar para si mesmo, por medo de uma possível não aceitação social.

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