Resumo

O objetivo do artigo é investigar a percepção corporal dos estudantes do Ensino Médio em escolas estaduais do Rio de Janeiro, a partir da perspectiva filosófica de Michel Foucault e da sociologia de David Le Breton. As categorias corpo acessório, poder disciplinar e biopoder foram estabelecidas a partir do referencial teórico adotado. Na pesquisa exploratória foram coletados 392 questionários e inferimos a partir deles que os adolescentes sentem-se bem consigo, não se encontram felizes com sua aparência física, não estão felizes com seu peso e altura, acreditam que atos de bullying estão relacionados à aparência física e apresentam uma tendência a modificarem seus corpos.Eles percebem seu comportamento sendo observado na escola, consideram importante o controle de seu tempo e espaço, sentem-sequestionadores das normas estabelecidas e não encontram espaço para expressarem suas opiniões. Os adolescentes aprovam a maneira que se comportam e reconhecem que a aparência física facilita a aceitação nos grupos sociais.Concluimos que processos de individualização podem forjar indivíduos, negando o direito de serem verdadeiramente individuais, fragmentando sua vida comunitária, sendo forçando-os a voltarem-se a si mesmo, por medo de uma possível não aceitação social.

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