O corpo no Instagram: um olhar sobre as postagens do mundo fitness
Por Tadeu João Ribeiro Baptista (Autor), Cátia Regina Assis Almeida Leal (Autor), Thaynara Talyta Duarte Viana (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 3, 2021.
Resumo
Nos últimos anos, sob influência das mídias digitais, os investimentos no corpo com exercícios, dieta, cosméticos, ganharam um aliado significativo. Com à ampliação dessa visibilidade, este trabalho objetivou debater o culto ao corpo divulgado pelos aplicativos, a partir da identificação de duas Instagrammers mais mencionadas por usuárias de academias de ginástica. Realizou-se uma pesquisa descritiva, qualitativa, inicialmente, com 22 frequentadoras de duas academias por meio de um questionário estruturado com questões abertas, sendo a segunda fase, a observação de postagens no Instagram. A partir dos dados do questionário chegou-se ao modelo de corpo divulgado por duas Instagrammers, as quais são a principal inspiração deste corpo ideal. Pelas observações das postagens dessas Digital Influencers, infere-se que a dieta, os treinamentos e as roupas sejam os focos na valorização do corpo feminino, os quais se tornam referência para as alunas das academias como consequência deste aplicativo ligado à Indústria Cultural.