Resumo
Para o desenvolvimento deste estudo, convido-os a adentrar na experiência de trabalho vivida com a Ginástica Laboral, ressignificada a partir de reflexões teóricas da Sociologia. Essa experiência proporcionou olhar para o corpo do trabalhador por uma outra perspectiva teórica: a relação entre a Educação Física e as Ciências Sociais. Assim, surgiram os questionamentos de como seria esse aprendizado e essa técnica para os corpos trabalhadores e o que resultaria desses esforços na constituição de suas representações. A pesquisa foi realizada na cidade de Piracicaba, com os trabalhadores de uma industrial multinacional que não permitiu ser identificada. Eles narraram suas experiências, dando sentido à narrativa e valorizando a fala com suas experiências corporais. A problemática levantada foi compreender os corpos no aprendizado das técnicas corporais, das quais se valem para realizar seu trabalho, e identificar os movimentos corporais repetitivos, mecânicos e extenuantes que os equiparam a uma máquina de trabalho. Observamos que, na Educação Física, poucos estudos tomam como referência as Ciências Sociais para discutir o corpo do trabalhador. Muitos trabalhos dão enfoque ao corpo, considerando apenas os aspectos da Biologia, não abordando aspectos psicológicos e sociais. A leitura das fontes sociológicas mostrou uma imensa necessidade de estudar o corpo do trabalhador, para tentar compreendê-lo no desempenho de sua técnica corporal, que representava movimentos técnicos equiparados a uma máquina no labor. Foi feito um levantamento bibliográfico de alguns trabalhos, na área da Educação Física, que tinham como objeto o corpo do trabalhador. Constatamos que os estudos sobre essa temática são direcionados para área da saúde e da medicina do trabalho.